Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

Comemorado nessa sexta-feira, 21/09, o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência possui o objetivo de conscientizar a população em geral a respeito da inclusão que precisa ser recorrente com relação a esse público. Embora tenha sido previamente criada nos anos 80, foi somente em 2005 que a data comemorativa passou a fazer parte do calendário médico de maneira oficial.

No que diz respeito à escolha da data em si, a alternativa não poderia ser mais apropriada do que a opção pelo dia que se aproxima e muito da chegada da primavera. De maneira mais sensível, ambas as datas possuem relações íntimas entre si, quando os portadores de deficiência também precisam ser tratados com carinho e igualdade.

Saiba quais são os diferentes tipos de deficiência

Quando o assunto trata de deficiência, quatro são os tipos que melhor são capazes de exemplificar esse mal. Confira quais são eles:

  • Deficiência Física;
  • Deficiência Auditiva;
  • Deficiência Visual;
  • Deficiência Mental.

Paraplégicos e pessoas com algum tipo de paralisia compõem o público representado pelos deficientes físicos. Por outro lado, os deficientes auditivos são exemplificados pelos pacientes que sofrem com a perda da audição em formas parciais ou totais. Nesses casos, a doença pode ser originada no parto, ser classificada como hereditária ou contar com qualquer outro fator de risco de ordem similar.

Por fim, são classificados como deficientes visuais todos os indivíduos que possuem cegueiras completas ou parciais. Nesse caso, cabe destacar que pacientes que sofrem com astigmatismo, miopia ou hipermetropia não podem ser taxados como deficientes visuais.

Por suas vezes, os deficientes mentais consistem nos indivíduos que, conforme a sua própria definição pressupõe, sofrem com problemas de ordem cerebral/mental. Nesses casos, cabe ressaltar que somente os pacientes que possuem os sintomas ligados à deficiência mental anteriormente aos 18 anos completos é que podem ser classificados de tal modo.

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário