O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em mais de 150 países. Celebre!

Comemorado em mais de 150 nações dispersas pelo planeta, o Dia Mundial da Alimentação – celebrado nessa terça-feira, 16 de outubro – possui um enfoque voltado quase que exclusivamente para a conscientização da população sobretudo no que diz respeito a má nutrição e aos fatores ecológicos e ambientais que normalmente servem de plano de fundo para uma alimentação de qualidade.

Não bastasse, a data também possui o perfil de alertar para a percepção de alguns problemas recorrentes da alimentação inadequada. Saiba, então, quais são os principais deles:

  • Desnutrição;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;

Desnutrição

Problema recorrente nos países subdesenvolvidos, a desnutrição está diretamente atrelada com as próprias questões de saneamento básico de uma região. Ou seja, quanto mais primitivo for esse sistema, mais desnutrida tenderá a, naturalmente, ser a população da área.

Em termos de exemplos, são os países da África (como Moçambique e Gabão, por exemplo) que se destacam como sendo os países detentores dos maiores índices de desnutrição populacional.

Sedentarismo

Associado à má alimentação, o sedentarismo se destaca por ser um conceito que extrapola a ingestão de alimentos. Isto é, trata-se de um problema de maior recorrência nos países tidos como desenvolvidos, que são aqueles que possuem uma vasta oferta alimentar, mas que percebem que seus moradores não somente não se preocupam em os ingerir da melhor forma, mas também deixam de praticar atividades físicas regularmente.

Obesidade

Passível de ser classificado no mesmo grupo do sedentarismo, o conceito de obesidade, por fim, consiste na sustentação de uma população doente e que, como não poderia deixar de ser, se alimenta mal. Frequente nos países desenvolvidos (como os EUA, por exemplo), a obesidade nada mais é do que um problema alimentar preocupante e alarmante.

Agora que você já conhece alguns detalhes a respeito da alimentação, não deixe de comemorar a data mundial de sua celebração nessa terça-feira, 16 de outubro. Celebre!

 

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário