O estudo da ciência e das técnicas de promoção da cura merece: comemore o Dia do Médico!

Comemorado nessa quinta-feira, dia 18 de outubro, o Dia do Médico foi originado no nascimento de São Lucas, santo de família pagã, mas que se converteu ao cristianismo e marca presença no decorrer segundo testamento da bíblia sagrada.

De acordo com o próprio cristianismo, por ter o dom da cura, São Lucas tinha o poder de, por onde passava, curar as pessoas. Aliás, é também por conta disso que, atualmente, as relações entre sua vida e a medicina moderna são diretas e, nesse caso, caminham para uma só finalidade: a comemoração do Dia do Médico.

A descoberta do microscópio revolucionou a Medicina!

Embora tenha sido primitivamente “fundada” antes disso, a Medicina pôde dar um de seus principais saltos técnicos no século XVI, período em que o microscópio foi descoberto. Através do equipamento, exames e análises clínicas puderam, então, ser conduzidos de uma maneira mais qualificada.

Em paralelo a isso, as primeiras especialidades médicas também foram surgindo aos poucos. São elas:

  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • Cardiologia;

Atualmente, as especialidades médicas se dividem em até 52 categorias!

Categorizada em 52 especialidades distintas, a medicina moderna foi, de acordo com o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), exponencialmente otimizada no decorrer do século XX. Isto é, foi entre os anos de 1901 e 1999 que a especialidade pôde dar os seus principais passos e, de quebra, ainda sofrer os melhores avanços.

Mas, afinal, o que é ser saudável?

De modo a encerrarmos esse artigo em alusão ao Dia do Médico da melhor forma possível, não há como deixarmos de tratar a respeito do conceito de saúde propriamente dito. Nesse caso, cabe salientar a definição do termo proposta pelo próprio CRM (Conselho Regional de Medicina). Segue:

“Ter saúde não é apenas não estar acometido por doenças, mas ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à pessoa mais qualidade de vida”.

 

 

 

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário