Colonoscopia: saiba mais a respeito de um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto

Por definição, colonoscopia nada mais é do que um exame clínico que permite ao médico averiguar o revestimento interno dos intestinos grossos (por inteiro) e delgado (em apenas algumas de suas partes) que correspondem ao reto, ao cólon e, como não poderia deixar de ser, ao íleo terminal.

Partindo-se desse pressuposto, a colonoscopia também se destaca por ser um dos tipos que melhor auxilia no encontro de pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outros desgastes observados nesses órgãos. De quebra – e de maneira destacada, é bom que se diga -, o mesmo vale para a afirmação de que o exame também se apresenta como um dos principais métodos de rastreamento do câncer de colo e reto.

Você sabe quais são os médicos responsáveis pela promoção da colonoscopia?

Assim que recebem a informação de que precisam se submeter a uma colonoscopia, muitos pacientes se questionam a respeito de quais são os especialistas aptos a promoverem tal ação. Nesse caso, cabe salientar que, ao menos em tese, os seguintes profissionais podem exercer tal papel:

  • Endoscopista;
  • Gastroenterologista;

Dito isso, também cabe destacar que, por trás da prática da colonoscopia em si, algumas contraindicações (sobretudo por parte dos próprios pacientes) precisam ser levadas em consideração.

As principais delas, inclusive, podem ser representadas não somente pela diverticulite aguda e pelo megacólon tóxico, mas também pelo abdômen agudo perfurativo e, por que não, pela obstrução intestinal.

Efeitos colaterais

De modo a caminharmos para o encerramento desse breve, mas pontual artigo, não há como deixarmos de tratar dos efeitos colaterais que se associam diretamente com a prática da colonoscopia.

Nesse cenário, é o inchaço e a cólica (principalmente nas primeiras horas após a conclusão do exame em si) que se destacam de maneira mais protagonista. Em algumas ocasiões, também é comum que o paciente tenha gases e deseje evacuar com relativa frequência.

Gostou de conhecer mais informações a respeito da colonoscopia? Pois então não espere mais para agendar uma consulta com um médico especialista na promoção do exame agora mesmo!

 

 

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário