Sinônimo de ataque cardíaco, o infarto pode ser fatal

Também chamado de ataque cardíaco, termo que representa um de seus mais destacados sinônimos, o infarto consiste em um problema clínico-médico que, conforme a maioria da população acredita ser uma verdade absoluta – e de fato é –, pode ser fatal.

Sob um viés mais técnico, cabe lembrar que um infarto (ou simplesmente ataque cardíaco) ocorre a partir do momento em que o fluxo de sangue que se transporta até o miocárdio (músculo cardíaco) é interrompido por um tempo extenso, fazendo com que, inclusive, parte do tal músculo cardíaco ou seja exponencialmente danificado, ou venha a morrer, de fato. A este procedimento se dá o nome de infarto do miocárdio.

Saiba quais são os fatores de risco que existem por trás do aparecimento do infarto

Uma vez que se trata de um problema extremamente popular, se faz comum que, na prática, o infarto tenha fatores de risco altamente conhecidos por parte da população como um todo. No entanto, nunca é demais frisar quais são os gestos que mais podem contribuir para o aparecimento do mal. Confira alguns exemplos:

  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Colesterol em índices elevados;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;

Já no que diz respeito aos gêneros e às faixas etárias que mais sofrem com o surgimento do infarto, são os homens com idade acima dos 45 anos e as mulheres com 55 anos que se destacam por terem uma maior propensão à doença.

O uso de drogas e o histórico familiar também podem colaborar para o desencadeamento do infarto

Ainda no que diz respeito aos fatores de risco que existem por trás do infarto, são dois os pilares que, no campo prático, merecem uma mais proeminente atenção: o uso de drogas ilícitas (como a cocaína, por exemplo) e o histórico familiar – sim, a hereditariedade (isto é, a quantidade de infartados na família) também representa um fator de peso apto a desencadear o infarto do miocárdio, o ataque cardíaco ou simplesmente o infarto nu e cru.

 

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário