Catarata, glaucoma e presbiopia: saiba quais são as doenças atreladas a visão que afetam o adulto

No decorrer dos anos, começa a ser natural que alguns problemas atrelados aos sentidos passem a se apresentar com maior recorrência/incidência do que anteriormente. Neste contexto – e lembrando-se que são cinco os principais sentidos humanos (paladar, visão, olfato, tato e audição) -, cabe salientar que é o sentido da visão um dos que mais sofre com o aparecimento de males associados a seu desempenho.

De tal modo, o destaque fica a cargo do fato de que são três os mais clássicos problemas ligados a visão que se caracterizam por aparecerem no decorrer da madura ou melhor idade. São eles:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Presbiopia;

Catarata

Se pudesse ser definida em poucas palavras, a catarata poderia ser tranquilamente descrita como o problema que mais causa cegueira irreversível em todo o planeta. Trata-se, na prática, de um mal que costuma aparecer nas pessoas que possuem 50 ou mais anos de idade e que consiste, sob um viés mais técnico, na perda progressiva da transparência do cristalino, que por sua vez nada mais é do que a parte interna do olho que se localiza nas proximidades da pupila.

Glaucoma

Com base genética (que neste caso pode ser sinônimo de hereditária), glaucoma nada mais é do que uma doença provocada pelo aumento da pressão ocular. Como uma consequência natural deste processo, há o aparecimento de uma espécie de lesão no nervo óptico. Este dano, por sua vez, pode levar à cegueira irresersível sobretudo quando se trata de um problema que não é tratado, percebido e muito menos diagnosticado a tempo.

Presbiopia

Também conhecida como ‘vista cansada”, a presbiopia se caracteriza por, em linhas gerais, atingir as pessoas que já ultrapassaram a casa dos 40 anos de idade. Basicamente, presbiopia também consiste em uma doença que impede (ou dificulta) que a pessoa consiga enxergar o que está por perto e a seu redor.

E você? Gostou de conhecer detalhes a respeito de três dos principais problemas que afetam a visão na madura ou melhor idade? Se sim, clique aqui e agende sua consulta com um oftalmologista do mais alto gabarito agora mesmo!

 

 

 

 

Facebook Comments

Posts Relacionados

Deixe o seu comentário